“Ideologia e Cidadania são duas palavras bastante usadas
atualmente. Na sua densidade teórica, refletem experiências do cotidiano. nas
conversas comuns, a ideologia se esconde atrás das visões do mundo das pessoas
e de suas atitudes cidadãs. A politica, em suas diversas formas, revela-se com
um espaço privilegiado da cidadania e da pluralidade ideológica. Nas relações
conjugais, com as outras etnias e religiões, abrem-se novos campos que desafiam
o exercício da cidadania e os vários interesses. E, os jovens percebem como a
sua idade se torna o centro de interesses econômicos e políticos,
provocando-os, à tomada de posição pessoal e livro no espirito da cidadania.”
Libano, João Batista. Ideologia e Cidadania - Coleção
Polemica. 2ª edição. Editora Moderna, 2004.
Fonte (Imagem): http://www.pragmatismopolitico.com.br/ |
Um bom exemplo da cidadania é a questão do racismo, pois o
conceito fundamental da Cidadania se resume na consciência e na prática de que
todos são iguais perante a lei. A Lei Afonso Arinos, pontua muito bem esse
conceito; lei a qual incrimina aquele que descriminar o outro, baseado na etnia
ou cor da pele. O Brasil ainda é um país falho nessa questão, apesar de suas
origens.
Transformando a Ideologia e cidadania em duas fases da vida,
infância e juventude, notam-se duas facetas: a real e a utópica. As idades da
vida humana não apenas fatos científicos, mas também dados culturais, pois,
cada período da história as esboça de formas diferentes.
Quando criança
apresenta-se a pureza, a felicidade e a ingenuidade da infância. A criança é o
nascer do sol, é a luz, o encanto, e desconhece a escuridão. Essa fase da vida
ganhou ainda mais importância por conta do evangelho que a elevou a um estado
ainda mais mítico.
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Nesse contexto, entra, então, a ideologia de Jean-Jacques
Rousseau (1712 - 1778). Ao seu ponto de vista o ser humano nasce puro e a
sociedade o corrompe. A criança exemplifica numa totalidade completa essa
ideologia. É folha em branco que a sociedade irá tingir de trevas a luz antes
presente nesse puro coração.
Os resultados da ideologia na infância atingem tanto os
adultos na sua relação consigo mesmo quanto na sua relação com a criança, pois,
o ponto de vista infantil é puro e singelo, o qual o adulto, por sua
atratividade, gostaria muito de seguir. Entretanto não pode, pois esse ponto de
vista é inocente e ingênuo, o que não lhe cabe mais em seu cotidiano.
O fato de os adultos visarem a criança como pequenos seres
humanos puros e ainda intactos do corrompimento social não os deixa enxergar o
lado obscuro dessas pequenas mentes puras e abertas a qualquer conceito ou
valor. E, por muitas vezes, essa utopia de pensar que a criança não sofre de
nada acaba por acarretar uma série de problemas futuros.
Fonte (Imagem): http://www.terapiadecrianca.com.br/ |
A ideologia infantil favorece alguns aspectos e prejudica
outros. Desse modo, a idealização ideológica infantil é um escape ao adulto que
não quer enfrentar o mundo real, mergulhando nessa utopia da inocência e
deixando de perceber que muitas vezes o problema que lhe aflige agora teve
início em sua própria infância.
Quando entra na adolescência o jovem está começando a
descobrir o mundo e a si mesmo. E mesmo sem saber, o jovem está vivendo uma
fase que nem sequer existia. Na Roma Antiga não havia um período para passar da
infância para a fase adulta. Essa transição só foi criada por conta das
alterações econômicas e sociais da época. Entretanto, essa passagem para a vida
adulta era vista como subordinada marginalizada e impedida de ter os mesmos
direitos que um adulto teria. Em outras culturas, como na tribo Aché, a
transição da infância para a fase adulta era marcada por um ritual inumano onde
os jovens eram submetidos à condições deploráveis de dor e tortura.
O processo de industrialização em cada nação, cada um em sua
época, transformou o conceito familiar em cada uma das culturas. Esse processo
foi o principal responsável pela aparição da infância e adolescência escolar.
Essa última se consolidou com a burguesia no final do século XIX. Nesse período
se desenvolveram as diferenças entra classes burguesas e proletariadas, onde as
escolas, que antes abrangiam todas as idades, foram sendo priorizadas para os
jovens e o serviço militar imposto aos mesmos para evitar rebeliões. Começa a
se construir a exaltação das proezas físicas, logo levando a ideologia
“jovem-corpo” que mais tarde não pode ser freada.
Nessa linha de disciplina cresceu
o escotismo e seus conceitos conservadores e militaristas onde os jovens eram
separados, principalmente os jovens dos adultos e os homens das mulheres. Isso
resultou na revolta da classe proletariada, a qual se encontrou voltada a
criação de bandos ao invés de concordarem com essa ideologia.
Com o intuito de driblar essas
manifestações, foi criada uma ideologia que agia sobre a juventude, onde era
mostrado ao jovem como conduzir sua vida e assumir um entendimento de si mesmo
com base nos conceitos oferecidos pela sociedade. É nesse período que são
criadas as Instituições de Reeducação Compulsiva.
Nesse processo também teve início
a repressão sexual, onde a sexualidade fica reservada apenas a vida adulta.
Logo, houve muitas revoltas que ao longo do processo foram amenizadas.
Dessa época em diante, o
compromisso social passa a ser constante na vida dos jovens conscientes. Não de
comprometer significava renunciar a modernidade e viver alienado. Os anos 70 e
80 foram importantes pilares para com esse compromisso social. O fracasso de
maio de 1968 e o AI5 (Ato Institucional 5) foram grandes barreiras para essa
juventude pensante.
Fonte (Imagem): http://i210.photobucket.com/albums/bb109/ Juliana_th/tumblr_kxhx4hM0up1qa856ao1_128071.jpg |
(La inmortalidad. Barcelona, Tusquest, 1990, p. 242.)
A introdução da mídia vem de um modo
que procura audiência entra essa juventude informando esses questionamentos e
aquelas perguntas. Sobre ela monta-se uma enorme cadeia consumista. Basta
assistir a uma novela, ou seriado e até mesmo comerciais ou folhear revistas. A
mídia dominou não apenas a juventude, mas toda uma população.
Fonte (Imagem): http://s2.glbimg.com/4Ym4KWafja MqjRXkEzwm4VjtTdU=/620x465/s.glbimg.com/ jo/g1/f/original/2013/06/20/sorocaba- 20130620-00128_900_650.jpg |
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