terça-feira, 16 de junho de 2015

As três formas de alienação nas sociedades modernas ou capitalistas

Fonte (Imagem): www.ogritodobicho.com

Alienação social: Na qual humanos não percebem que são formadores das instituições sociopolíticas, onde há aceitação passiva como algo natural, divino ou racional. 

Alienação econômica: Na qual o indivíduo não se reconhece como produtor e nem se reconhece nos objetos produzidos, na sociedade a alienação é dupla: 

• O proletariado (os trabalhadores) vende sua força de trabalho como se fosse uma mercadoria e como uma mercadoria vendida ela tem que ser paga, assim o trabalhador recebe seu salário. O trabalhador nesse caso não percebe que foi reduzido a uma “coisa” que produz coisa, assim não percebem que foram rebaixados a coisas, desumanizados e passam a ser facilmente explorado.
• A segunda seria como o trabalhador vê as coisas que ele produziu, o trabalhador olha os preços e sabe que não poderá comprar porque o objeto é uma coisa mais valiosa que ele, fica difícil a sua compra, pois seu salário não dá para obter os objetos que ele mesmo produziu como classe social.
Mas mesmo assim ele se vangloria quando vê o fruto de seu trabalho a venda, fala com a boca “cheia” que foi ele quem fez, mesmo sabendo que não poderá obter certo objeto. 

Mas mesmo assim ele se vangloria quando vê o fruto de seu trabalho a venda, fala com a boca “cheia” que foi ele quem fez, mesmo sabendo que não poderá obter certo objeto. 

Alienação intelectual: Resultante da separação social entre trabalho material (que produz mercadorias) e trabalho intelectual (que produz ideias). A divisão social entre as duas modalidades de trabalho leva a crer que o trabalho material é uma tarefa que não exige conhecimentos, mas apenas habilidades manuais, enquanto o trabalho intelectual é responsável exclusivo pelos conhecimentos. Vivendo numa sociedade alienada, os intelectuais também se alienam. Sua alienação é tripla:

• Primeiro, esquecem ou ignoram que suas ideias estão ligadas a classe que pertence, isto é, a classe dominante (burguesia).
• Segundo, esquecem ou ignoram que as ideias são produzidas por ele para explicar a realidade, sendo assim passa a acreditar que tudo já está feito apenas descobrem e descrevem sobre forma de teorias gerais.
• Terceiro, esquecendo ou ignorando a origem social das ideias, acreditam que as ideias existam por si mesmas, pouco a pouco passam a acreditar que as idéias se produzem umas as outras, uma vez que assim nos passamos a se simples receptadores ou instrumentos dela.

Fontes:

2 comentários: